Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Operadoras vigiam hábitos dos clientes

Publicado por Direito Brasil
há 8 anos

Em um escritório nos Estados Unidos, 14 especialistas em estatística investigam cerca de 2 milhões de brasileiros. Eles querem saber quantas vezes essas pessoas foram ao médico recentemente, quais remédios estão tomando, seus hábitos de vida e, principalmente, qual é a chance de cada um deles apresentar um problema sério de saúde em breve.

Operadoras vigiam hbitos dos clientes

A investigação minuciosa, que até parece uma ação de espionagem, faz parte de uma estratégia que tem se tornado cada vez mais comum entre os convênios médicos: monitorar de perto seus clientes para evitar que eles tenham problemas de saúde graves e, consequentemente, gerem mais custos.

Uma das operadoras que ampliaram o investimento nesse tipo de medida é a SulAmérica. No início do ano, a companhia se associou à Healthways, gigante americana no setor de gestão de saúde. São os estatísticos da empresa estrangeira os responsáveis por monitorar os 2 milhões de clientes da SulAmérica e indicar quais estão em risco e precisam de marcação cerrada.

“Chegamos a um grupo de cerca de 10 mil beneficiários que estão numa fase que chamamos de pré-crônica, ou seja, que podem apresentar problemas de saúde no curtíssimo prazo. Com eles começamos um serviço de coaching”, explica Maurício Lopes, vice-presidente de Saúde e Odontologia da empresa.

Os clientes do grupo de risco passaram, então, a receber telefonemas e, em alguns casos, até visitas de funcionários da operadora. O objetivo é estimular essas pessoas a melhorar seus hábitos e levar uma vida mais saudável. O serviço vai desde a criação de uma dieta personalizada até o monitoramento de quem não está tomando os remédios necessários. A operadora diz ter economizado até 20% em cuidados com pacientes.

O empresário Nicolau Kietzmann, de 40 anos, recebeu a ligação da SulAmérica com surpresa. “Tinha entrado no portal deles e preenchido meus dados. Na época, tinha engordado muito, estava com 105 quilos, o colesterol e os triglicérides estavam altos. Aí sugeriram que eu fosse à clínica do Márcio Atalla para fazer um acompanhamento com nutricionista, médico e preparador físico”, conta ele, referindo-se ao consultor que ficou famoso ao participar do quadro Medida Certa, do Fantástico.

Depois de melhorar a alimentação e entrar numa rotina pesada de exercícios, Kietzmann perdeu 30 quilos e hoje faz natação, musculação, corrida e jiu-jítsu. “Acho que o principal é a pessoa ter comprometimento com o plano, mas toda a estrutura profissional facilita”, diz.

Gestantes

Outra empresa que tem investido no monitoramento dos clientes de risco é a Hapvida, maior operadora das regiões Norte e Nordeste, com 1,8 milhão de clientes. Como mais de 80% dos atendimentos são feitos na sua rede, a operadora monitora os passos dos beneficiários. Neste ano, passou a acompanhar as gestantes.

“A maioria dos testes de gravidez é feita em nossos laboratórios. Um teste positivo cria um alerta para a central de medicina preventiva e entramos em contato com a gestante”, diz Ana Luiza Augusto Shoji, gerente de Medicina Preventiva da operadora. O objetivo é garantir um pré-natal adequado e diminuir o risco de complicações no parto ou o uso de UTI neonatal, procedimento custoso.

Segundo Ana Luiza, em menos de um ano, a operadora aumentou de 15% para 25% a taxa de partos normais, e reduziu os bebês com problemas graves. A vendedora Elizângela Mendes Vieira de Freitas, de 35 anos, foi uma das grávidas acompanhadas. “Como só tinha tido um filho antes, e que nasceu há 15 anos, estava me sentindo mãe de primeira viagem.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: ESTADÃO

Receba grátis 2 modelos de petições contra planos de saúde!

Se gostou desse artigo vote no (Leiam) para disseminar esse conhecimento entre a comunidade.

Você tem alguma dúvida ou contribuição sobre esse tema?

Deixe seu comentário abaixo.

  • Publicações61
  • Seguidores55
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações51
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operadoras-vigiam-habitos-dos-clientes/260388485

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Interessante! o SUS tem custos altíssimos com pessoas que adoecem por absoluto desleixo. Recebe condenações da Justiça e é obrigado pagar tratamentos milionários e comprar remédios importados, não importa se o paciente contribuiu ou não para a doença. Mas quando tenta coibir hábitos insalubres é acusado de interferir na vida privada dos cidadãos. Se o SUS fizesse o que essas operadoras estão fazendo, seria apedrejado pelos libertários. Elas estão defendendo o lucro, o que é normal. Por certo, o cliente resistente acabará não tendo o contrato renovado. O SUS é uma operadora de plano de saúde pública e precisa fazer exatamente isso: chamar à responsabilidade o usuário. continuar lendo